segunda-feira, 13 de abril de 2015

Otets i syn (2003)

Longe do realismo estético convencional e sem a construção de um enredo linear, "Otets i syn" ("Pai e filho") também pela sua ambiguidade suscita múltiplas interrogações e provoca diferentes reações no espetador. A sensação que transmite é difusa e nublada em sintonia com a sua cinematografia.
Alexander Sokurov, o realizador, afirmou ter escolhido Lisboa pela sua expressividade e singularidade visual e é nela que decorre uma longa sequência onírica experienciada pelo "filho", Alexei. Esta cidade, palco do sonho, é um local sem nome e sem quaisquer referências.
Da uniformidade estética do conjunto das cenas filmadas em Lisboa resultam imagens enevoadas e em tom sépia, planos por vezes deformados ou pouco nítidos e enquadramentos inusitados. Apesar do resultado, Lisboa é facilmente identificável em cada fotograma.

1 - Alexei e seu amigo Sasha, os dois personagens da sequência de Lisboa, encontram-se junto ao pórtico da entrada do recinto do Castelo de São Jorge na Rua do Chão da Feira. Este é o primeiro plano de uma viagem de dez minutos que durou quatro dias de filmagens.


2 - Correndo para apanhar o elétrico na Calçada de São Francisco.

 3 - A bordo do elétrico, aqui na Rua das Escolas Gerais.

 4 - Retorno à Calçada de São Francisco.

 5 - Crepúsculo no miradouro do Castelo de São Jorge.

 6 - Ainda no recinto do Castelo de São Jorge.

7 - Sendo São Petersburgo a cidade onde decorre a ação deste filme e Lisboa usada como a sua extensão onírica, Sokurov optou por retirar a esta última a sua luminosidade, filtrando-lhe a luz natural e filmando-a sempre como se de uma cidade setentrional se tratasse.

8 - Já sozinho, Alexei na Rua Augusto Rosa salta pela parede lateral da Sé.

9 - Por fim, no entroncamento das 3 vias da Rua das Escolas Gerais.


Título original - Otets i syn
Título português - Pai e filho
Ano de estreia - 2003
País de origem - Rússia | Itália | Holanda | Alemanha
Realização - Alexander Sokurov
Atores principais - Andrei Shchetinin, Alexei Neymyshev, Alexander Razbash

http://www.imdb.com/title/tt0363249/

Sem comentários :

Enviar um comentário