quarta-feira, 29 de abril de 2015

Hook, Line and Sinker (1969)

  Filme menor na carreira de Jerry Lewis,  oferece o insólito de ver o ator em  digressão por diversos locais de Lisboa. Na verdade, não parece que a maioria das imagens da cidade contribua muito para o desenrolar desta história, sinuosa e plena de flashbacks, sobre uma tentativa de encenação da própria morte.
Além de imagens do litoral, com os seus estereótipos de Portugal, país de peixe e pescadores, Lisboa é bem retratada nos seus aspetos mais apelativos e modernos. No oposto, o realismo dos figurantes portugueses é deplorável, a começar pela língua falada - o portunhol.

1 - Chegada ao aeroporto. A TWA, companhia aérea norte-americana extinta em 2001, teve Lisboa como destino regular desde 1946.

 2 - Peões, ciclistas, carroças, automóveis e autocarros - tudo na Calçada de Carriche em 1969.

 3 - Jerry Lewis chega de táxi ao Hotel Fénix na Praça Marquês de Pombal, antes da demolição dos prédios circundantes no entroncamento com a Rua Braamcamp.

4 - Deambulando por diversos locais de Lisboa. Aqui, pisando a relva em redor do inconfundível desenho em sebes de buchos do Parque Eduardo VII. Em prol de ínvios motivos, está hoje parcialmente amputado.

 5 - Na Praça Marquês de Pombal, um clássico autocarro da Carris.

6 - Jerry Lewis enfrenta o trânsito na Praça dos Restauradores. O Parque de estacionamento era à superfície, ao redor do monumento.

8 - Rua Manuel Bento de Sousa à porta do edifício da Faculdade de Medicina.
 
 9 - Entrada do Hotel Fenix na Praça Marquês de Pombal.

10 - Vindo do elevador de Santa Justa e junto ao Convento do Carmo - na Travessa Dom Pedro de Menezes.




Título original - Hook, line and sinker
Título português - Jerry, pescador de águas turvas
Ano de estreia - 1969
País - EUA
Realização -  George Marshall
Atores principais - Jerry Lewis, Peter Lawford, Anne Francis


http://www.imdb.com/title/tt0064439/

Sem comentários :

Enviar um comentário