terça-feira, 21 de abril de 2015

Ijung gancheob (2003)

Neste filme sul-coreano Lisboa faz de Rio de Janeiro. Constituindo o seu epílogo, os últimos 10 minutos têm apenas cenários portugueses,  mas a pretenderem ser o Rio de Janeiro. O porto de pesca é filmado em Sines e a zona urbana em Alfama. Há também uma sequência filmada ao longo da  Costa Alentejana. 
Da parte da produção nota-se o esforço na tentativa de  disfarçar a falta de verosimilhança entre os dois distantes locais - além das matrículas dos automóveis e na escolha do único ator não-coreano, que é de origem brasileira, os enquadramentos eliminam referências demasiado denunciadoras. No entanto, para qualquer residente ou turista que já a tenha visitado, os cenários naturais não deixam quaisquer dúvidas que se trata de Lisboa.
Em plena guerra fria um norte-coreano deserta para a Coreia do Sul, no entanto suscita suspeitas se será mesmo um desertor ou um espião. Uma boa cinematografia num filme médio destinado a agradar ao público asiático.


 1 - A protagonista, tendo em fundo a igreja de Santo Estevão.

 2 - Um estendal em Alfama.

 3 - A Igreja de Santa Luzia num enquadramento "tropical".

4 - Uma pouco conhecida perspetiva do Largo do Salvador em Alfama. Os automóveis estacionados têm chapa de matrícula do Estado do Rio de Janeiro.

5 - Exilados, a protagonista espera pelo regresso a casa de seu esposo, o ex-espião.


6 - Derradeira imagem do filme, podendo ver-se do lado direito parte do miradouro das Portas do Sol.



Título original - Ijung gancheob
Título em português - Agente duplo
Ano de estreia - 2003
País - Coreia do Sul
Realização - Kim Hyen-jeong
Atores principais - Suk-kyu Han, So-young Ko, Ho-jin Chun



http://www.imdb.com/title/tt0342561/

Sem comentários :

Enviar um comentário