segunda-feira, 1 de junho de 2015

Until the end of the world (1991)

 Tendo sido estreita e frequente a ligação de Wim Wenders a Portugal, este seu filme integra uma sequência em Lisboa, entre outras em diversos locais do mundo.
 Com mais de 4 horas de duração na versão do realizador, "Até ao fim do mundo" foi rodado numa enorme profusão de cenários e tem a participação de inúmeros atores, incluindo os portugueses Diogo Dória e Amália Rodrigues, esta numa curta cena e como improvável passageira de um elétrico.
 Filme famoso também pela sua banda sonora.

1 - Elevador de Santa Justa.

2 - Nas escadas da Calçada do Carmo, junto ao Largo do Duque de Cadaval.

3 - Solveig Dommartin, Rüdiger Vogler e William Hurt na Casa do Alentejo.

 4 - Rua de São Tomé junto à Calçada do Menino de Deus.

 5 - Amália Rodrigues contracena com William Hurt e Solveig Dommartin, esta arriscando algumas frases do diálogo em português.

 6 - Este entroncamento entre 4 ruas (Travessa do Corpo Santo, Rua do Corpo Santo, Rua de S. Paulo e Rua Nova do Carvalho) aparece filmada por Wim Wenders noutra perspetiva em "Der Stand der Dinge" ("O Estado das Coisas") de 1982.

 7 - Assentamento de calçada portuguesa na Avenida 24 de Julho, junto a Alcântara. O  mural político que Wim Wenders valorizou, existiu durante largos anos, tendo recentemente sido apagado para dar lugar a painéis publicitários de grandes dimensões.

8- Ao contrário das imagens anteriores, esta não pretende ser se Lisboa, mas de um local na Rússia. Foi, no entanto, um excelente aproveitamento das escadarias do antigo cinema Eden, já na altura encerrado, notável projeto da autoria de Cassiano Branco.



Título original - Until the end of the world
Título português - Até ao fim do mundo
Ano de estreia - 1991
País de origem - Alemanha| França | Austrália | EUA
Realização - Wim Wenders
Atores principais -  William Hurt, Solveig Dommartin, Pietro Falcone

 http://www.imdb.com/title/tt0101458/

Sem comentários :

Enviar um comentário