quinta-feira, 2 de abril de 2015

Bekenntnisse des Hochstaplers Felix Krull (1957)

  Com argumento baseado no livro homónimo de Thomas Mann, prémio Nobel de Literatura e um dos mais importantes escritores alemães do século XX, "As confissões de Felix Krull" é um filme sobre um atraente e simpático impostor de moral flexível, que utiliza os seus poderes de sedução para ascender na sociedade.
Talvez por ter ascendência portuguesa da parte de um dos seus bisavós, Thomas Mann incluiu uma significativa parte desta picaresca história a decorrer na cidade de Lisboa, para onde Felix Krull viaja, substituindo, a seu pedido, um aristocrata parisiense.
 Com bastante mais detalhe no livro do que nesta sua adaptação cinematográfica, Lisboa e os portugueses são descritos em múltipas situações de forma sempre elogiosa. Alguma minúcia nas descrições, mas também informações bastante imaginativas e incorretas sobre a topografia e a toponímia da cidade de Lisboa, são um ponto comum entre o livro e o filme.
As cenas exteriores rodadas em Lisboa são cuidadas, luminosas e tentam reconstruir o final do século XIX recorrendo apenas ao guarda-roupa do protagonista e dos figurantes, pois os cenários escolhidos parecem alheios à passagem do tempo.

1 - A sequência de Lisboa inicia-se com uma tomada panorâmica a partir do miradouro da Senhora do Monte. Ao fundo, na outra margem do Tejo, pode-se ver o pedestal do Cristo-Rei em fase de construção. Seria inaugurado 2 anos depois, em 1959.

2 - Alfama. Felix Krull, o protagonista interpretado por Holst Buchholz, deambula sozinho pela cidade manifestando sempre curiosidade e deslumbramento. Aqui, nas traseiras da igreja de Santo Estevão.


3 - Entroncamento da Rua do Vigário (à direita) com a Rua de Santo Estevão. Na atualidade esta área encontra-se diferente - continua bem preservada, mas arborizada. Ao fundo, o campanário da igreja de Santo Estevão.


4 - Travessa da Portuguesa no Bairro da Bica. O ascensor, inaugurado em 1892, nunca aparece.


5 - No bairro da Bica, a Travessa do Cabral na perspetiva da Rua do Almada. Felix Krull cruza-se com uma varina de canastra à cabeça.

6 - No miradouro da Senhora do Monte Felix Krull comtempla o Castelo de São Jorge, edifício que posteriormente será integrado no enredo.

 7, 8 e 9 - De  existência duvidosa na época retratada, a ficção colocou uma esplanada no miradouro da Senhora do Monte.

10 - Frente ao Palácio de São Bento.


Titulo original - Bekenntnisse des Hochstaplers Felix Krull
Ano de estreia - 1957
País - República Federal da Alemanha
Realização - Kurt Hoffmann
Atores principais - Horst Buchholz, Liselotte Pulver, Ingrid Andree, Paul Dahlke

  
www.imdb.com/title/tt0050179

O título da tradução portuguesa do livro de Thomas Mann é "As Confissões de Félix Krull - Cavalheiro de Indústria".

Sem comentários :

Enviar um comentário