quinta-feira, 4 de junho de 2015

The Beautiful South - Prettiest eyes (1994)

 Video musical da já extinta banda The Beautiful South, sucessora de The Housemartins.
 Integrando o album "Miaow", o quarto da sua discografia, "Prettiest eyes" foi integramente rodado em Lisboa.


1  - Numa perspetiva a partir do Castelo de São Jorge, a primeira imagem deste video é um põr do sol sobre a parte ocidental de Lisboa. É possível ver no enquadramento o edifício do Quartel do Carmo e a Basílica da Estrela.

2 - Refletindo o teor da letra da canção que o video ilustra, uma imagem sobre os efeitos do Tempo.
 
 3- Na Calçada de São Vicente, saindo da estreita Rua das Escolas Gerais, um elétrico prepara-se para subir a íngreme Rua da Voz do Operário.

4 - Os músicos no Largo do Carmo, num plano recorrente do video durante o refrão.



Ano de produção - 1994
Realização - Liam & Grant


https://youtu.be/hR9LYrCR_4I

segunda-feira, 1 de junho de 2015

Until the end of the world (1991)

 Tendo sido estreita e frequente a ligação de Wim Wenders a Portugal, este seu filme integra uma sequência em Lisboa, entre outras em diversos locais do mundo.
 Com mais de 4 horas de duração na versão do realizador, "Até ao fim do mundo" foi rodado numa enorme profusão de cenários e tem a participação de inúmeros atores, incluindo os portugueses Diogo Dória e Amália Rodrigues, esta numa curta cena e como improvável passageira de um elétrico.
 Filme famoso também pela sua banda sonora.

1 - Elevador de Santa Justa.

2 - Nas escadas da Calçada do Carmo, junto ao Largo do Duque de Cadaval.

3 - Solveig Dommartin, Rüdiger Vogler e William Hurt na Casa do Alentejo.

 4 - Rua de São Tomé junto à Calçada do Menino de Deus.

 5 - Amália Rodrigues contracena com William Hurt e Solveig Dommartin, esta arriscando algumas frases do diálogo em português.

 6 - Este entroncamento entre 4 ruas (Travessa do Corpo Santo, Rua do Corpo Santo, Rua de S. Paulo e Rua Nova do Carvalho) aparece filmada por Wim Wenders noutra perspetiva em "Der Stand der Dinge" ("O Estado das Coisas") de 1982.

 7 - Assentamento de calçada portuguesa na Avenida 24 de Julho, junto a Alcântara. O  mural político que Wim Wenders valorizou, existiu durante largos anos, tendo recentemente sido apagado para dar lugar a painéis publicitários de grandes dimensões.

8- Ao contrário das imagens anteriores, esta não pretende ser se Lisboa, mas de um local na Rússia. Foi, no entanto, um excelente aproveitamento das escadarias do antigo cinema Eden, já na altura encerrado, notável projeto da autoria de Cassiano Branco.



Título original - Until the end of the world
Título português - Até ao fim do mundo
Ano de estreia - 1991
País de origem - Alemanha| França | Austrália | EUA
Realização - Wim Wenders
Atores principais -  William Hurt, Solveig Dommartin, Pietro Falcone

 http://www.imdb.com/title/tt0101458/

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Der Stand der Dinge (1982)

 Um filme sobre filmes e sobre as pessoas que os tornam possível.
 Filmado na sua maior parte em Portugal e com meios "emprestados" pela produção de "O Território" (1981) de Raoul Ruiz, as cenas em Lisboa situam-se apenas na zona de bares do Cais do Sodré. 
 Foi vencedor de diversos prémios, sendo o mais significativo o Leão de Ouro do Festival de Veneza em 1982.

1 - Rua de S. Paulo junto ao Corpo Santo. 

2 - Rua Nova do Carvalho.

3 - Num filme sem uma linha de enredo bem definida, baseado em diálogos "ao correr do tempo", Samuel Fuller entra no "Texas" para uma cena com a típica "conversa de bar".
 
4 - Isabelle Weingarten na Rua de S. Paulo sob o viaduto da Rua do Alecrim.

5 - Samuel Fuller, célebre realizador aqui na pele de um ébrio personagem, voltaria a Lisboa em 1989 para filmar "Street of No Return", sua derradeira obra para as salas de cinema.


Titulo original - Der Stand der Dinge
Título português - O Estado das Coisas
Ano de estreia - 1982
País -  República Federal da Alemanha | Portugal | EUA
Realização - Wim Wenders
Atores principais -  Allen Garfield, Samuel Fuller, Isabelle Weingarten


http://www.imdb.com/title/tt0084725/






sábado, 23 de maio de 2015

Anatomie de l'enfer (2004)


Poucas são as cenas filmadas em Lisboa deste drama erótico que decorre em cenários da zona da Ericeira. Um filme que tem a particularidade de integrar como protagonista um dos ícones do cinema pornográfico, Rocco Sifredi.




1 - Depois de algumas cenas em escuros e desfigurados arruamentos da Mouraria, os protagonistas dialogam sob as arcadas de um edifício do Martim Moniz.


2 - Um travelling ao longo do jardim de São Pedro de Alcântara.


Titulo original - Anatomie de l'enfer
Título português - Anatomia do Inferno
Ano de estreia - 2004
País - França
Realização - Catherine Breillat
Atores principais - Amira Casar, Rocco Siffredi



http://www.imdb.com/title/tt0348529/


domingo, 17 de maio de 2015

7 gatsu 24 ka dôri no Kurisumasu (2006)

  Baseado na novela homónima de Shuichi Yoshida, este filme decorre em duas cidades distantes entre si, mas que o autor considera serem muito semelhantes - Lisboa e Nagasaki.
A protagonista, uma rapariga que, por influência de um livro de "manga" que vai lendo, imagina estar em Lisboa durante algumas situações, justifica os devaneios da sua imaginação com as muitas e diferentes caraterísticas que Lisboa e Nagasaki têm em comum - os elétricos, as colinas, as vielas e, em particular, um candeeiro de iluminação pública que existe, de facto, no centro do Largo das Portas do Sol e que tem um "gémeo" em Nagasaki. Ao longo do filme, diversos raccords entre aspetos das duas cidades assinalam a transição da protagonista entre o seu mundo real, Nagasaki, e o seu mundo fantasiado, Lisboa.

1 - "Christmas na Av. 24 de julho", um título insólito, pelo menos em português. 
Distinto do significado que tem para o mundo ocidental, o Natal para o povo japonês é apenas uma época romântica. E é nesse ambiente de busca por um relacionamento que a protagonista devaneia.

2 - Rua Augusta - vestígios do mundo real lastram o cenário da imaginação.

3 - Rua das Açucenas à Ajuda. O realizador explora inúmeros planos de elétricos em diversos locais da cidade, pois eles são o meio de transporte da protagonista também em Nagasaki.

 4 - Praça de Luis de Camões numa perspetiva pouco acessível.

 5 - Praça da Figueira - explorando a enorme diversidade de cenários disponíveis.

 6 - Calçada de São Francisco.

 7 - Uma singular perspetiva da Rua da Voz do Operário à Graça.


 8 e 9- A Rua da Bica Duarte Belo aparece diversas vezes no decurso do filme e sempre em planos distintos. A imagem da sua vista aérea ilustra o cartaz do filme.

 10 - O candeeiro "mágico" que ilumina em duas cidades.


 11 e 12 - Deserto, o Largo das Portas do Sol com uma única "turista".

 13 - A igreja de São Vicente de Fora.



14 e 15- Encontrada a sua paixão, no final do filme a protagonista consegue transportá-la até ao seu mundo imaginado, cada vez mais real.

16 - Talvez por intenção, ou talvez não, a verdadeira Avenida 24 de Julho nunca aparece. Surge aqui junto ao Mosteiro dos Jerónimos.



Título original - 7月24日通りのクリスマス
Título português - Christmas na Av. 24 de julho
Ano de estreia - 2006
País de origem - Japão
Realização - Shôsuke Murakami
Atores principais - Takao Ohsawa, Miki Nakatani, Ryûta Satô


http://www.imdb.com/title/tt0871968/

terça-feira, 12 de maio de 2015

Les nuits fauves (1992)

  Obra fulcral e terminal da curta carreira de Cyril Collard, que morreu poucos meses após a estreia deste "Noites Bravas". Biográfico, premonitório e uma das melhores referências cinematográficas sobre os tempos em que a SIDA era uma temível condição fatal. Cyril Collard é o realizador, ator e personagem que se fundem para assumir e expor o percurso final de uma vida.

1 - Cais da Rocha Conde De Óbidos.  Cyril Collard  inicia a sua derradeira viagem interior contemplando a intrincada azáfama do cais a partir do Jardim 9 de Abril.



 2,3 e 4 - O protagonista isolado, afastando-se da vida, com o "mundo" a tornar-se distante. Três perspetivas de Lisboa tomadas de Cacilhas

5 - Cabo Espichel - O filme termina com a célebre sequência no fotogénico recinto da igreja da Nossa Senhora do Cabo.


Título original - Les nuits fauves
Título português - Noites bravas
Ano de estreia - 1992
País - França | Itália
Realização - Cyril Collard
Atores principais -  Cyril Collard, Romane Bohringer, Carlos López



http://www.imdb.com/title/tt0105032/

domingo, 10 de maio de 2015

Les Barbouzes (1964)

  Com alguns nomes importantes do cinema francês e italiano da época, esta é uma típica comédia  dos anos 1960. Um filme sobre agentes secretos e espionagem em tempos de Guerra Fria. Lisboa, mais um vez, sob o cliché de cidade conotada com este tipo de tema desde o tempo da 2ª Guerra Mundial.

1 - Rua de Santo Estevão, vendo-se ao fundo a igreja do mesmo nome, e Beco do Vigário.

2 - Em contraste com a Lisboa antiga, a Lisboa moderna. A Avenida dos Estados Unidos da América junto ao cruzamento com a Avenida de Roma.

3 - Panorama de Lisboa. Ao fundo, na outra margem, Cacilhas e Cova da Piedade harmoniosas na paisagem.

4 - O edifício da Companhia de Seguros "A Mundial", projeto de Pardal Monteiro, inaugurado em 1952 e transformado em hotel em 1958. É no seu interior que, supostamente, decorrem algumas cenas determinantes para o desfecho do filme. No entanto a produção recorreu a cenários de estúdio e não às verdadeiras instalações do hotel.

5 - Os protagonistas saindo da antiga sede do Banco Nacional Ultramarino na Rua Augusta. Neste mesmo edifício encontra-se hoje o MUDE, Museu do Design e da Moda.
No cruzamento com a Rua do Comércio, um dos muitos polícias sinaleiros da cidade, numa época em que os semáforos eram escassos.

 6 - Lino Ventura e Mireille Darc (de óculos escuros e ao centro da imagem) atravessando a zona de passageiros da Estação de Santa Apolónia. Apenas o facto de este filme ser uma comédia suaviza o inusitado de ver uma vianesa e um campino em trânsito naquele lugar. É evidente a perplexidade dos figurantes involuntários.

7 - A partida de regresso a Paris e as sequências a bordo do Sud-Express constituem o desfecho do filme.


Título original - Les barbouzes
Título português - Os Quatro Agentes Secretos
Ano de estreia - 1964
País - França | Itália
Realização - Georges Lautner
Atores principais - Lino Ventura, Francis Blanche, Mireille Darc

http://www.imdb.com/title/tt0057870/