domingo, 10 de maio de 2015

Les Barbouzes (1964)

  Com alguns nomes importantes do cinema francês e italiano da época, esta é uma típica comédia  dos anos 1960. Um filme sobre agentes secretos e espionagem em tempos de Guerra Fria. Lisboa, mais um vez, sob o cliché de cidade conotada com este tipo de tema desde o tempo da 2ª Guerra Mundial.

1 - Rua de Santo Estevão, vendo-se ao fundo a igreja do mesmo nome, e Beco do Vigário.

2 - Em contraste com a Lisboa antiga, a Lisboa moderna. A Avenida dos Estados Unidos da América junto ao cruzamento com a Avenida de Roma.

3 - Panorama de Lisboa. Ao fundo, na outra margem, Cacilhas e Cova da Piedade harmoniosas na paisagem.

4 - O edifício da Companhia de Seguros "A Mundial", projeto de Pardal Monteiro, inaugurado em 1952 e transformado em hotel em 1958. É no seu interior que, supostamente, decorrem algumas cenas determinantes para o desfecho do filme. No entanto a produção recorreu a cenários de estúdio e não às verdadeiras instalações do hotel.

5 - Os protagonistas saindo da antiga sede do Banco Nacional Ultramarino na Rua Augusta. Neste mesmo edifício encontra-se hoje o MUDE, Museu do Design e da Moda.
No cruzamento com a Rua do Comércio, um dos muitos polícias sinaleiros da cidade, numa época em que os semáforos eram escassos.

 6 - Lino Ventura e Mireille Darc (de óculos escuros e ao centro da imagem) atravessando a zona de passageiros da Estação de Santa Apolónia. Apenas o facto de este filme ser uma comédia suaviza o inusitado de ver uma vianesa e um campino em trânsito naquele lugar. É evidente a perplexidade dos figurantes involuntários.

7 - A partida de regresso a Paris e as sequências a bordo do Sud-Express constituem o desfecho do filme.


Título original - Les barbouzes
Título português - Os Quatro Agentes Secretos
Ano de estreia - 1964
País - França | Itália
Realização - Georges Lautner
Atores principais - Lino Ventura, Francis Blanche, Mireille Darc

http://www.imdb.com/title/tt0057870/


Sem comentários :

Enviar um comentário